domingo, 1 de março de 2009

O bolo que quase deu errado

Fiquei tão triste com o episódio da cobertura de chocolate que queimou que tinha desistido da cozinha. Mas a Mandy me deu a receita dela pra eu tentar. Vejamos o que aconteceu seguindo cada passo.

A receita da Amanda:
"4 copos de farinha de trigo com fermento
3 ovos
2 copos de açúcar
1/2 copo de leite em pó
1 copo de água
200g de margarina/manteiga

E minha mamãe gosta de colocar 1/3 de copo de óleo (se quiser...)

Modo de preparo: misturar tudo e bater com batedeira.
Para bolo de chocolate, trocar um copo de açúcar por um copo de achocolatado em pó. "

Como eu procedi:

1. Em uma tigela, pus 200g de margarina (Delícia) + duas xícaras de açúcar mascavo (minha mãe evita o refinado) e misturei bem.

2. Acrescentei um ovo inteiro e mexi até ficar homogêneo, somente depois, coloquei o outro ovo e repeti o precedimento antes de pôr a meia xícara de leite em pó.

3. Coloquei a água e entrei em pânico porque achei que o troço desandou! Agora que o tempo passou, acho que a água não misturou porque a massa ainda não tinha a farinha e o óleo da margarinha nunca se misturaria à água!

4. Penerei uma xícara de farinha de trigo fermentada, mas só a partir da segunda, a massa melhorou.


5. A aparência da massa ainda me preocupava porque ela já estava firme, mas tinha algumas coisas que me lembravam bolinhas...

6. Acrescentei mais duas xícaras, sempre dando um intervalo entre uma e outra para dar tempo de misturar bem. Peneirei todas as xícaras de farinha, uma vez que não utilizei a batedeira.

7. A massa ficou bastante firme, por isso resolvi ligar para a Amanda, mas ela estava no banho e a Paula falou que era normal.

8. Untei a forma e quando comecei a transferir a massa, percebei que ela caía de uma forma estranha... Tive que espalhá-la, mas... de repente, tive uma ideia: acrescentar achocolatado ao restante e fazer um bolo bicolor!

9. A ideia não foi ruim. Mas eu nucna feito bolo assim antes. Acabei deixando o bolo mais tempodo que o necessário no forno e ele ficou com uma casquinha... Quase queimou. Mas até que deu tudo certo no final.

RESULTADO

Minutos depois de sair do forno:

Minutos depois de esfriar:

No dia seguinte:

>> O efeito bicolor funcionou um pouquinho, né?

Nota geral: BOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário