sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Leitura da semana - Um apólogo

Bem parecido com a fábula no tocante à estrutura, o apólogo é o tipo de narrativa que personifica seres inanimados, transforma-os em personagens da história e representa diversos tipos de caráter, índole.

O apólogo ao qual me refiro, entretanto, representa mais do que uma simples narrativa. Esse apólogo nomeia um texto de Machado de Assis. Quem me conhece sabe que eu não sou uma grande fã do escritor, mas a verdade é que tenho uma queda pelos contos dele. No natal, eu até me presenteei com o primeiro volume (Música e Literatura) de uma coletânea só de contos de Machado.

Ok, ok, voltando ao apólogo de Machado, eu reli o texto e pensei em indicar como a "Leitura da Semana" porque é um texto curto e muito interessante. É um trocinho tão bom de ler que ninguém precisa ser fã de literatura pra ler e achar interessante.

Um apólogo trata, de forma BEM rasa (não que o texto seja raso, a minha explicação é que é, entendeu?), de vaidade e ciúmes. Uma agulha e uma linha discutem a superioridade de uma sobre a outra. Parece ridículo pra você?? Ahhh, que feio. A historinha é muito legal e a melhor parte está nas falas das personagens. Se você prestar atenção aos detalhes, vai perceber que há uma crítica social nas entrelinhas.

Li este texto na escola anos atrás e me apaixonei por ele. Espero que se interessem pela leitura. Se não tiverem paciência pra ler isso no tempo livre, aproveitem o percurso à faculdade, ou até o trabalho, escola, sei lá. É um texto curto que super vale a pena!

Leiam sem grandes pretensões, sem querer enxergar a ARTE de Machado. Leia pelo prazer de um texto divertido e depois, se quiser, observe a construção do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário