sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mais aventuras na cozinha

Capítulo 2: O bolo de cenoura (passo a passo)

O bolo de cenoura é meu favorito desde criança e ontem eu quis fazer um! E não é que deu super certo?? Hoje (que não tem mais bolo aqui em casa) eu posto a receita e os resultados, ok?

I. Ingredientes

Meia xícara de chá de óleo
Três cenouras médias
Quatro ovos
Duas xícaras de chá de açúcar
Duas xícaras e meia de farinha de trigo
Uma colher de sopa de fermento

OBS: Uma coisa que me deixou confusa nessa receita é saber quando a cenoura é média, grande ou pequena... Minha mãe falouque usei cenouras grandes, embora elas me parecessem médias... Quando eu fizer nobolo de cenoura, posto aqui a quantidade em gramas, OK?

II. Modo de preparo

Algumas pessoas pessoas batem as cenouras no processador de alimentos. O liqüidifidor daqui de casa é tão velho quanto eu, mas fica tudo certinho. Então:


a. pique as cenouras com uma faca


b. ponha os ovos no liqüidificador, junto com o açúcar e o óleo. Acrescente a cenoura aos poucos (pra não atravancar/quebrar a máquina).


c. Numa tigela, ou na batedeira, ponha a farinha de trigo. Se você fizer isso na tigela, peneire a farinha devagar, ok? Isso facilita o processo.

Note que a cor da cenoura deixa a massa bem elegante. Não esqueça o fermento.

d. unte a fôrma.


e. ponha a massa com cuidado.


>> O forno deve estar pré-aquecido a l80ºC. Deixe assar por quarenta minutos e desenforme ainda quente. Quando a fôrma está quente, fica dilata. Isso ajuda a tirar o bolo. Mas cuidado pra não se queimar. A minha mãe sempre deixa o bolo decabeça pra baixo... Você pode deixar ele de cabeça pra cima, viu? Eu até prefiro porque ele fica achatado do outro jeito. Achatado assim:

Hummm, que imagem onírica... Falta só o cheirinho... Quando a tecnologia vai evoluir para transmitir cheiros?

Um comentário:

  1. Hum...tá bom! Eu acredito que deu certo, agora quero ver a srta fazer o bolo gelado
    =)

    ResponderExcluir